TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ele voltará!



Pensar que Deus esteve cerca de trinta e três anos neste mundo na forma de homem! Que privilégio pra quem viveu na época em que o Senhor Jesus Cristo esteve aqui na terra! Poder vê-Lo face a face, tocá-Lo, conversar com Ele, ouvir Sua voz e Seus ensinamentos.
 
Por hora, nos contentamos com Sua real presença através da nossa fé. Conversamos com Ele através da oração, ouvimos Sua voz e instrução através de Sua Palavra escrita, a Bíblia. E somos consolados e dirigidos pelo Seu Santo Espírito. 

Mas chegará o dia, bendito dia, em que O conheceremos como somos conhecidos! O dia em que o Senhor Jesus voltará pra buscar os que Lhe pertencem. E viveremos com Ele por toda a eternidade! Este dia está perto, pois tudo aponta que já está próximo. Mas desfrutará desse privilégio somente aqueles que se entregaram de corpo, alma e espírito a Ele, e que Lhe foram fiéis até o fim. Ou seja, será um dia especial somente praqueles que esperaram pela Sua volta. Vale a pena!


"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem."  (Mateus 24.27)






 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Semana mundial do Resgate às almas perdidas



A Igreja Universal do Reino de Deus está vivendo a semana mundial do Resgate, que se consumará no domingo (dia 30/01).

Esse propósito de fé e amor ao próximo tem como objetivo principal trazer de volta aos braços do Senhor Jesus todos aqueles que um dia se desviaram e se afastaram por algum motivo da presença de Deus.

Na oportunidade, todos estarão participando da Santa Ceia do Reencontro, que é de  importante representatividade espiritual, em que todos participam do sangue e do corpo do Senhor Jesus, tendo assim a oportunidade de reafirmar e restaurar  seu compromisso com Ele.

Você que, porventura, está afastado(a) da presença de Deus, procure a Igreja Universal mais próxima da sua residência e informe-se acerca do horário em que acontecerá a reunião e esteja conosco nessa fé no domingo.



Fonte: http://mapauniversal.wordpress.com/2011/01/24/a-semana-mundial-do-resgate-as-almas-perdidas/, própria autora 


Deslizamento de terra


O deslizamento de terra é na verdade apenas uma categoria dos chamados “movimentos de massa”: processo de vertente que envolve o desprendimento e transporte de solo e/ou material rochoso encosta abaixo.

Os deslizamentos, assim como outros movimentos de massa, fazem parte da dinâmica natural de transformação e formação da crosta terrestre e estão relacionados também a fenômenos naturais como gravidade e variações climáticas.

Acontece que, quando estes movimentos acontecem em locais onde ocorre a ocupação humana os resultados podem ser desastrosos. Em uma situação de deslizamento, casas inteiras, rodovias e tudo o que estiver no caminho pode ser levado encosta abaixo ou acabar soterrado. O problema é que na maioria das vezes a situação poderia ser evitada.

Embora os deslizamentos e outros movimentos de massa sejam fenômenos naturais, alguns fatores externos relacionados à ocupação antrópica interferem decisivamente na ocorrência ou agravamento destes movimentos. O principal é a ocupação desordenada de encostas e morros que adicionam carga extra ao peso da massa sedimentada já existente ali e a consequente supressão da vegetação natural que deixa o solo ainda mais exposto a ação do intemperismo físico (meteorização mecânica).

O solo exposto sofre compactação devido ao impacto das gotas de chuva e acabam surgindo áreas de escoamento com o consequente surgimento de rachaduras e fendas que favorecem os deslizamentos. A construção de estradas em locais inadequados também contribui para a ocorrência de deslizamentos por causa das vibrações provocadas pelo tráfego intenso que acaba causando instabilidade nas encostas.

Quanto mais íngreme for a encosta, maior a possibilidade de que ocorram deslizamentos, mas outros fatores também são importantes. Em climas tropicais, como no Brasil, o índice de pluviosidade é geralmente alto o que faz com que o solo fique encharcado e favorecendo os movimentos de massa. Nesse ponto a presença de vegetação é fundamental pois ela reduz o impacto da chuva sobre o solo evitando a compactação e alguns tipos de plantas ainda possuem sistemas radiculares que favorecem a agregação do solo. Outro fator que favorece os movimentos de massa é o intemperismo químico (ou meteorização química) que provoca alterações na composição dos materiais do solo ou rochas devido a reações complexas com o oxigênio a própria água e outras substâncias.

Basicamente os deslizamentos de terra ocorrem quando o solo que está sobre uma camada rochosa sofre desagregação devido a alguns dos fatores citados acima e literalmente escorrega sobre essa camada. O que faz com que o solo permaneça coeso, dentre outras forças, é o atrito existente entre as partículas que o compõem e o leito de rocha. O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas.

Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um “escorregamento” de terra. Já se o deslizamento ocorrer com presença intensa de água a ponto de não se poder identificar a parte líquida da sólida, dizemos que ocorreu uma “corrida de massa” ou simplesmente “corrida” ou “fluxo”. As corridas de massa são comuns em locais onde ocorre o degelo de geleiras. A massa de detritos escorre por vários quilômetros com velocidade variável dependendo da inclinação, altitude do local e quantidade e água, mas se a velocidade for muito alta e envolver uma grande quantidade de detritos dizemos que houve uma avalanche.

Já o escorregamento de terra percorre um caminho mais curto e os detritos costumam ficar depositados no sopé do morro ou montanha onde aconteceu o deslizamento.

Quando ocorrem deslizamentos (corrida de massa) de materiais de origem vulcânica eles são chamados de “lahars”. Estes deslizamentos característicos de locais com atividade vulcânica podem chegar a 150km/h.

Também podem ocorrer deslizamentos no fundo do mar. Alguns cientistas defendem que os tsunamis ocorridos em 1998 foram ocasionados por um desses movimentos de massa no fundo do oceano.

Como identificar um risco de deslizamento

Se você observar rachaduras ou fendas em alguma encosta, o surgimento de minas d’água, a inclinação anormal de postes ou árvores fique atento. Estes são sinais de que a qualquer momento podem ocorrer deslizamentos de terra na encosta. Avise imediatamente o corpo de bombeiros ou a defesa civil e os moradores próximos da área afetada para que saiam de casa em caso de chuva.

Evite a construção em zonas de risco e peça sempre permissão da prefeitura de sua cidade para escavar em encostas. Outra forma de evitar o deslizamento é não desmatando ou reflorestando as áreas de encosta, mas isso deve ser feito com a ajuda de algum profissional que poderá indicar quais tipos de plantas podem ser utilizadas no local. Geralmente árvores ou plantas com raízes curtas como a bananeira ou que acumulam água próxima a raiz como os coqueiros tendem a piorar a situação. Já gramíneas, capim e algumas qualidades de leguminosas ou outras plantas com raízes profundas tendem a manter a coesão do solo e protegê-lo evitando deslizamentos.



Fonte: http://www.vocesabia.net/page/2/

 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

In memoriam



Hoje, faz quatro anos que minha mãe partiu pra estar com o Senhor Jesus. Seu nome era Dinorá (*18/05/1945 – +26/01/2007), e se tratava de uma pessoa de muitos predicados. Meu pai teve a bênção de encontrá-la. Dona Dinorá era uma mulher cristã sábia. Daquele tipo de pessoa que vale a pena parar pra ouvir, pois sempre tem algo edificante pra dizer. Seus conselhos, suas opiniões, sua experiência de vida... Era muito inteligente e habilidosa também; só não fazia chover e não fazia dinheiro (pra não ir presa). Detestava quando as pessoas desistiam fácil sem ter se esforçado tentando. Ela dizia: “Nunca diga que não pode antes de provar que não pode!” Era pensativa; estava sempre lendo e procurando aprender algo novo. Pintava quadros e em tecido muito bem. Gostava de cantar; tinha uma voz contralto muito bonita. Também era divertida (ela nos fazia rir com suas histórias e tiradas) e uma pessoa otimista. Pacífica, ficar brava era ‘uma vez no ano’. E sempre procurava compreender e perdoar as pessoas. Era justa e altruísta. Tinha, ao mesmo tempo, força e leveza de espírito. Era do tipo de pessoa com quem a gente gosta de estar. Uma pessoa da qual este mundo vil não era digno. Enfim, era uma pessoa especial!

Poderia continuar escrevendo sobre tudo o que minha mãe representou pra mim e pra todos que conviveram com ela. Pois teria muito a dizer. Mas como relembrar é viver, é melhor parar por aqui. Mas não poderia deixar que esta data passasse sem registrar aqui essa singela homenagem. Nem sem agradecer a Deus pelos anos de convivência que nos concedeu. É uma pena que aqueles que Deus acrescentará a minha vida não terão o privilégio de conhecê-la... Mas Ele sabe o que faz; a gente não sabe o que diz! Apesar da saudade que, de vez em quando, ainda bate a nossa porta, temos este grande consolo: a certeza de que minha mãe está melhor do que nós, pois já está nos braços do Pai celeste. Francamente, existe consolo maior e lugar melhor pra se estar?

“Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito [Santo], para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os acompanham.”
(Apocalipse 14.13b)


Segue uma canção que minha mãe gostava muito, uma de suas preferidas. Compartilho-a com todos vocês.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Exemplo de superação


"Apesar de o mundo estar cheio de sofrimento, ele também está cheio de superação. Meu otimismo, por isso, não repousa sobre a ausência do mal, mas na grata crença da preponderância do bem e no esforço contínuo de cooperação com o bem, para que ele prevaleça."
Helen Keller (27/06/1880 - 01/06/1968)


Helen Keller foi uma norte-americana que, tendo ficado cega e surda aos 18 meses de idade devido a uma doença, em fins do século XIX, conseguiu aprender a ler, escrever e falar, dominar línguas, graduar-se em Filosofia e tornar-se escritora reconhecida. Com a chegada da professora Anne Sullivan à sua casa, quando Helen Keller tinha pouco menos de sete anos, seu mundo transformou-se: aprendeu a manifestar através das palavras, até então desconhecidas, seus desejos, seus sentimentos, entendeu regras, aprendeu a criar. Uma imensa felicidade, que a tirou do mundo da escuridão em que vivia: "O dia mais importante de que me lembro (...) é o da chegada de minha professora, Anne Mansfield Sullivan. Fico maravilhada quando penso no imenso contraste entre as duas vidas que este dia ligou".

Ajudada pela nova amiga, seu desenvolvimento foi extraordinário. Anne ensinou-lhe diferentes meios de comunicar-se: por meio da pressão dos dedos nas mãos; da leitura dos lábios, tocando a boca das pessoas; pela escrita em braille; e chegando à fala.

Em seu livro "A história da minha vida", Helen escreve sobre o afeto que a professora introduziu na sua vida: "No mundo parado e escuro em que eu vivia, não havia nenhuma ternura ou sentimento forte em relação aos outros". Com a educação, descobriu que tudo tinha um nome e cada nome fazia nascer um novo pensamento. No dia dessa revelação, "pela primeira vez na vida, ansiei para que um novo dia chegasse".

Os novos dias trouxeram inúmeros desafios e alegrias. Segundo o relato de John Macy, que acompanhou a primeira edição de "A história da minha vida", "sua vida vem sendo uma série de tentativas de fazer tudo o que as outras pessoas fazem, e fazê-lo bem. Seu sucesso tem sido completo, pois, ao tentar ser como os outros, ela se transformou mais completamente em si mesma. Sua relutância em ser derrotada devolveu-lhe a coragem. Aonde o outro pode ir, ela também pode." Helen Keller foi a primeira deficiente visual a se graduar na Radcliff College. Tornou-se, além de reconhecida escritora (publicou 14 livros, traduzidos em mais de cinqüenta línguas), filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem-estar dos portadores de deficiência.

Foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como as Universidades de Harvard, da Escócia, da Alemanha, da Índia e da África do Sul. Foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França; no Brasil, foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul; no Japão, com a do Tesouro Sagrado, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes. Sua vida é uma verdadeira e inspiradora história de superação.


Fonte:  http://www.americanas.com.br/produto/6774622/livro-historia-da-minha-vida-a


sábado, 22 de janeiro de 2011

Garoto sincero

Crianças são muitos sinceras...  :-D

 


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tal como crianças


"... Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." (Mateus 18.3)


A criança tem muitas características próprias da infância. Mas qual a principal delas, da qual o Senhor Jesus se referia? Na continuação da passagem bíblica acima, lemos: "Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus." (Mateus 18.4) A criança é simples e dependente dos adultos pra sobreviver. Da mesma forma, Deus espera que, tal como crianças, reconheçamos nossa dependência Dele. Pois, na realidade, quer reconheçamos ou não, somos como crianças. Somos assim aos olhos do Pai celeste. Ele sabe que precisamos Dele. E nós, temos consciência de nossa necessidade Dele 24 horas por dia?


Esse Joãozinho ...



AULA DE HISTÓRIA

- Joãozinho, quem foi Duque de Caxias?
- Quem foi, eu não sei, mas que ele tinha boa memória, tinha!
- Como assim, Joãozinho?
- A senhora não sabia? Tem uma estátua lá na praça dizendo: "Dedicado à memória de Duque de Caxias!"


AULA DE CIÊNCIAS

Um dia, na sala de aula, a professora pede para que seus alunos levem, no outro dia, equipamentos de primeiros socorros. No outro dia...
- Marininha, o que você trouxe?
- Eu trouxe um esparadrapo, professora.
- E quem te deu?
- Foi minha tia.
- E o que ela disse?
- Disse que é muito bom pra fechar um curativo.
- Muito bem, Marininha.
E assim foi com todos os alunos até chegar na vez do JOÃOZINHO ...
- Joãozinho, o que você trouxe?
- Eu trouxe um balão de oxigênio, professora.
- E quem te deu?
- Foi minha avó.
- E o que ela disse?
- Devolve... Devolve...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sobre tatuagens



Muitas são as pessoas que chegam ao Senhor Jesus Cristo possuindo tatuagens. Até aí, tudo bem. Afinal, no sistema do mundo, o uso de tatuagem é algo normal. E Deus chama as pessoas pra Ele como elas estão. Ele nunca rejeitará alguém que vem a Ele (João 6.37). Isso vale pra todo aquele que, por falta de entendimento espiritual, faz qualquer coisa que não agrada a Deus.

Porém, quando a pessoa tem o privilégio de conhecer o Senhor, também recebe condições de entender o que antes não compreendia, pois seus olhos espirituais são abertos. Ela passa a ter uma nova mente: a mente de Cristo. Ela é transformada em uma nova pessoa. (2 Coríntios 5.17) Agora, ela tem o desejo de agradar a Deus, de fazer Sua vontade, por amor a Ele. E é capacitada pelo Espírito Santo pra obedecer a vontade de Deus, expressa na Bíblia, em benefício dela mesma! Pois é sua vida aqui e no porvir que estão em jogo. Deus é maravilhoso!

Gostaria de compartilhar um texto sobre tatuagens. Algo que parece tão inofensivo carrega, por trás, origem e significado sinistros. Espero que seja esclarecedor.


Tatuagens: analisando o assunto pela Bíblia

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1-2,  podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Assim, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Veja I Coríntios 6:19,20:

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".

Na versão da Bíblia NVI de Levíticos 19:28, chega-se a usar a palavra "tatuagens", veja:

"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor".

Vale lembrar que a versão NVI foi traduzida da(s) língua(s) original(is) direto para o português (e não do inglês como as outras versões), fazendo com que fique fiel e ao mesmo tempo atual. Não há como ter dúvidas quanto a esta ordem direta de Deus para não nos tatuarmos. Chega de não querermos enxergar algo que está tão claro diante dos nossos olhos! Ou você obedece a Deus ou não (e receba as conseqüências da sua escolha)!

[Observação:  No texto original, em hebraico, está escrito "kaka". A palavra "kaka" significa literalmente "tatuagem".]  

O dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto-afirmação. Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele".

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos".

Os cristãos devem portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo do mundo que não é edificante.

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." - I Coríntios 10:23.

"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2.

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." - I Coríntios 10:32.

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." - II Coríntios 6:3.



FONTE: www.tabernaculonet.com.br, própria autora


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Deus está no controle de tudo ...

... E Ele faz hoje o que só entenderemos amanhã. Então, alegremente, diremos: "Valeu a pena confiar no Senhor!"

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará."
(Salmo 37.5)


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Não existe mulher feia ...

... Existe mulher sem dinheiro pra se cuidar! Mas nada que cabeleireiros, maquiadores, estilistas e profissionais da área da saúde não resolvam ...

Antes e depois do makeover:










Como diz meu pai: "Com Glostora, minha filha ..."  :-)



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vencendo pela fé


“... O meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10.38)

Nunca esquecerei de um certo veraneio no meu tempo de criança. Estava com minha família, um casal de tios e uma prima na casa de praia destes. Acho que é melhor chamar de “inverneio”. Em pleno verão, o tempo mudou baixando a temperatura, e trazendo muita chuva e muuuuuuito vento. Esse mau tempo durou alguns dias que pareciam uma eternidade. Quanto à casa, era uma construção pequena e simples de madeira, feita pelo próprio tio. Acredite se quiser, mas tinham até cordas que a prendiam ao chão! A Verruguinha, nome com o qual foi, carinhosamente, batizada, chegava a balançar com a fúria do vento. Em certos momentos, parecia que o telhado ia alçar voo! Meu irmão e eu estávamos nem aí! Achávamos aquilo tudo muito divertido. Uma verdadeira aventura! Estávamos com nossos pais e parentes; que mal poderia nos acontecer? A única coisa chata era ter que ficar inventando brincadeiras dentro de casa, já que estávamos impossibilitados de brincar lá fora. Por incrível que pareça, a Verruguinha enfrentou o mau tempo e saiu incólume! Já, outras casas da vizinhança, feitas de alvenaria, foram danificadas. Acho que o nome da casinha tinha que ter sido trocado para “Verruguinho”, pois foi muito macho! Não, é que era a casa de cristãos compromissados com Deus. Teve a Mão Dele protegendo ali …

Em nosso dia-a-dia, não é diferente. Ninguém está livre de enfrentar um vento de frente, um obstáculo pra transpor, um mar agitado. Quantas coisas podem surgir durante a caminhada da vida! Doença, perseguição por causa da fé em Cristo, um problema financeiro ou na família, entre tantos que poderia citar. Mas são exatamente nessas horas que nossa fé é provada. Não é na bonança, não! E não tem cristão que não passou, não passe ou que não venha a passar por provas e tentações. Em meio às dificuldades, podemos, e devemos, dar graças a Deus. Certos de que não estamos sós, e de que o Senhor dará a solução. Sempre lembrando: não é quando tudo vai bem que mais crescemos espiritualmente. É no tempo de luta! O guerreiro da fé é forjado na batalha. Ele vê os desafios como oportunidades de desenvolvimento. Pois sabe que é através deles que conquista 'músculos espirituais', uma vez que servem pra aproximar o cristão mais de Deus.

Ninguém gosta de passar por tempos difíceis. Mas, quando eles vêm, tenhamos a certeza de que são neles que mais crescemos na fé, e que adquirimos experiências com Deus. Com base nisso, como não lutar se, com Deus, tudo contribui pro nosso bem e a vitória é certa?

Paz contigo

domingo, 16 de janeiro de 2011

AMY


* Texto de Vanessa Lampert

A cantora inglesa Amy Winehouse esteve no Brasil e fez a alegria da mídia grotesca de fofoca brasileira. Alguns repórteres são piores que os outros, mas os sites que têm espaço para comentários escancaram o que há de pior nos seres humanos. Amy é uma moça de 27 anos muito talentosa e que, infelizmente, teve um relacionamento conturbado com um rapaz que a levou ao mundo das drogas. Isso acontece o tempo todo, mas como Amy é uma figura pública, os holofotes a transformaram em uma criatura bizarra.

Não, ela não é uma criatura bizarra. Ela é uma moça bonita que fez escolhas erradas e que está presa em uma situação da qual poucas pessoas conseguem sair sem apoio. Ninguém gosta de viver assim. Ninguém gosta de ficar feia, ninguém gosta de ser vista como suja, ninguém gosta de ser alvo de piadas, de desprezo. Eu olho para Amy Winehouse e vejo uma menina que precisa ser ajudada, desesperadamente. Olho para ela e vejo uma pessoa que está sofrendo, mesmo – e principalmente – quando ela é agressiva. Antes de se envolver com drogas ela era uma pessoa, depois, parece outra, e não falo apenas de aparência. 

É triste, é muito triste. E não apenas triste, é revoltante. Revoltante ver como a mídia pratica um bullying (sim, é essa a palavra) em nome do que vende: fofoca e maledicência travestida de notícia. E daí que a moça tropeçou quando estava bêbada? O que você tem com a vida dela? Qual o direito você tem de rir dela? Ou mesmo de fazer considerações a respeito de sua vida pessoal? Só porque ela é famosa? Qual a diversão mórbida em vê-la embriagada dentro de um carro?  Tirar fotos, fazer vídeos, rir dela e depois escrever coisas do tipo: “Será que eu sou a unica pessoa que tem nojo dessa criatura cretina?” ou “Não entendo esse rebuliço por essa coisa desprezível, pois não interessa se ela teve um dia talento, não se deveria dar atenção ao ser humano nojento que ela é!”  Juro que li isso, e você não tem ideia do quanto tive que me esforçar para não ter nojo do ser que escreveu essas palavras, e não julgá-lo desprezível. 

Tive pena. É, pena. Porque alguém que não consegue olhar para Amy Winehouse e ver um ser humano digno de respeito, não pode sequer esperar que Deus o veja como alguém digno de atenção. A maior razão por que a Bíblia nos exorta a não julgar o próximo é que se Deus, sendo perfeito, releva nossas imperfeições para que nos aproximemos dele, como nós podemos não relevar as imperfeições de nossos semelhantes? Se os desprezarmos, seremos nós mesmos dignos de desprezo, pois todos somos iguais. Seus erros não são menores do que os dela, meus erros não são mais “limpinhos” só porque eu não fumo, nem tomo bebida alcoólica nenhuma. Isso, aliás, independe de você ter ou não alguma religião, é algo de caráter. Religião muitas vezes faz com que a pessoa tenha a falsa sensação de que é melhor do que a outra e que, por isso, tem liberdade para apontar quantos dedos quiser. 


Torço pela Amy Winehouse. Não sou fã, nunca fui, gosto muito da batida de Rehab, por exemplo, e da voz da Amy nessa música, mas sou literal demais e não consigo desconectar melodia e letra, eu ouço música prestando atenção na letra, e Rehab para mim é uma declaração triste e preocupante e não consigo “curtir” nem a “Vibe” rebelde da coisa, pois não é ficção. Ver aquela moça bonita no clip e lembrar de como ela ficou me impede de gostar, sinceramente.

Torço para que Amy se recupere, pois quero ver novamente aquela moça bonita e preocupada em fazer algo pela criação musical e que, infelizmente, não tinha estrutura emocional para aguentar o ritmo alucinado da fama, e estava ao lado de uma pessoa tão perturbada que só a ajudou a se afundar.

Lembro do que a mídia fez com Michael Jackson, que por ter deformado seu rosto com plásticas passou a ser visto como um ser não-humano, e tratado como tal. Ninguém estava minimamente preocupado se o que era dito o magoaria, se o feriria, como se ele não tivesse sentimento algum, ou como se fosse um “ser desprezível”. O ódio direcionado a ele, o desprezo que levava alguns a chamá-lo de “Freak” na capa de revistas, deveria ser proibido. Sério, mesmo. Eu não gostaria que fizessem isso comigo, nem com um filho meu, por que aceitar tanto ódio por alguém que não conheço, só porque é famoso? Como se ser famoso o deixasse menos humano, ou como se as pessoas tivessem tanta inveja da fama que desprezassem aquele que se mostrasse um pouco mais falho, um pouco mais…humano. É por essas e outras que eu digo que se realmente houver vida inteligente fora da Terra, se for realmente inteligente, certamente mantém distância segura deste planeta.


Fonte:  http://lampertop.com.br/



sábado, 15 de janeiro de 2011

"Eu queria ser civilizado como os animais ..."



Na Colômbia, a professora Ana Julia Torres resgata e cuida de animais feridos em circos. Para isso, fundou o Centro de Reabilitação Vila Lorena. Interessante que até os animais são capazes de demonstrar gratidão, como é o caso do feliz leão da foto.

Em contrapartida, estava pensando em como muitas pessoas, apesar de serem dotadas de raciocínio, são ingratas com aqueles que lhes fazem o bem. E, principalmente, ingratas com Deus. Logo com Ele, que nos mantém vivos, que nos dá o ar que respiramos. E que, sobre tudo, nos oferece, gratuitamente, a vida eterna através de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

Vamos aprender com os animais!

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios." 
(Salmo 103.1-2)


Fontes:  http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI3724128-EI238,00.html , própria autora


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PORTO ALEGRE DE ONTEM

Gosto muito das fotos antigas de Porto Alegre! Pra dizer a verdade, gosto de fotos antigas em geral. Mas das de Porto Alegre em especial pelo fato de ser minha terra nativa. Quando paro pra olhá-las, é como se me transportasse praquela época! Quero compartilhar algumas com vocês. Pra quem conhece a cidade, terá um maior significado.

Só um dado histórico: Porto Alegre foi fundada em 26 de março de 1772. Jovenzinha, né?


O Mercado Público no séc. XIX, ainda somente com 1 piso.
Em primeiro plano, as docas do porto.

Confeitaria Rocco, em 1920. Prédio situado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores.

Bondes elétricos duplos, comuns no início do século XX. Foto de 1917.

Avenida Voluntários da Pátria em 1910.

Esquina da Rua dos Andradas (também conhecida como Rua da Praia) com Rua Marechal Floriano em 1900.

Arroio Dilúvio em 1896. Hoje, situa-se no meio da grande e movimentada Avenida Ipiranga.

Viaduto Otávio Rocha sobre a Avenida Borges de Medeiros. Foto de 1940.

Praça da Alfândega em 1925.


E também deixo uma poesia do saudoso poeta, tradutor e jornalista gaúcho Mario Quintana (Alegrete, 30/07/1906 - Porto Alegre, 05/05/1994), alguém que gostava demais da 'Cidade Sorriso'. 


O Mapa 

Olho o mapa da cidade
Como quem examinasse
A anatomia de um corpo...

(É nem que fosse meu corpo!)

Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...

Há tanta esquina esquisita
Tanta nuança de paredes
Há tanta moça bonita
Nas ruas que não andei
(E há uma rua encantada
Que nem em sonhos sonhei...)

Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar
Suave mistério amoroso
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso...

Bem, espero que tenham gostado desta pequena viagem pelo túnel do tempo! 


Balão vermelho

Apesar de tudo o que se possa pensar, dizer ou fazer, a verdade continuará sendo verdade e prevalecerá.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cuidado com o sol !


O Brasil tem grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador. Esta área recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol. Os raios solares, nesta região, incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta. Este fato é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com câncer de pele no país.

O espectro solar é composto por uma série de radiações, quase todas podem atuar de forma benéfica, porém, quando a quantidade de energia absorvida é superior à dose tolerável, os riscos são inevitáveis. As principais radiações solares são:

* Raios infravermelhos - Responsáveis pela sensação de calor e desidratação da pele durante a exposição ao sol;
* UV-A - Bronzeiam superficialmente, porém, contribuem para o envelhecimento precoce da pele, induzido pela exposição solar prolongada;
* UV-B - São consideradas mais lesivas que as radiações UV-A. Em excesso, causam eritema (queimadura solar), envelhecimento precoce e câncer de pele, atingindo, principalmente, pessoas de pele clara;
* UV-C - São absorvidas pelas camadas mais altas da atmosfera e estratosfera e, raramente, atingem a superfície terrestre. São bastante prejudiciais, não estimulam o bronzeamento e causam queimaduras solares e câncer.

O bronzeamento é uma defesa contra as radiações solares, que estimulam o organismo a produzir melanina, um pigmento natural da pele, reduzindo, com isso, a penetração das radiações UV-A e UV-B. Nos primeiros dias de exposição ao sol, o mecanismo de produção de melanina começa a ser ativado. Neste período, devem ser utilizados protetores solares com fatores de proteção mais elevados, pois eles atuarão de forma similar à melanina, filtrando os raios UV-A e UV-B.

Queimaduras, sensações de ardor e inchaços são comuns quando ocorre exposição indevida ao sol. A escolha adequada do FPS, para cada tipo de pele, é de fundamental importância. Peles mais sensíveis necessitam de um fator de proteção maior. Um produto com FPS 8, por exemplo, permite a exposição da pele ao sol por um período 8 vezes maior do que seria permitido sem a sua utilização. Contudo, isto não significa dizer que o usuário estará livre de queimaduras pois, passado esse tempo, a pele sofrerá danos, como se nenhum produto tivesse sido utilizado.

O Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção. Para escolher o FPS compatível a um determinado tipo de pele, não se deve levar em consideração as partes do corpo mais expostas ao sol, como braços ou rosto, pois tais regiões estão em contato direto e constante com o sol e, portanto, respondem de forma diferente aos seus efeitos.

Durante o verão, o consumidor deve tomar certos cuidados na hora de se expor ao sol, para evitar alergias, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce e, principalmente, câncer de pele.

* Preferência para horários em que seja menor a intensidade dos raios solares para se expor ao sol. Não é recomendável a exposição ao sol entre 10 e 16 horas;
* Não é aconselhável permanecer por longos períodos na mesma posição, como dormir por exemplo. O ideal é mudar de posição freqüentemente;
* Tomar sol moderadamente para que o efeito das radiações solares seja benéfico;
* Áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça, principalmente os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado;
* Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros produtos não específicos, como receitas para descoloração dos pêlos. Eles devem ser evitados pois, em geral, promovem queimaduras e podem aumentar os casos de alergia, além de não protegerem contra os efeitos das radiações solares;
* Alguns produtos de uso diário, como batom e maquilagens, fornecem proteção natural pois, geralmente, contêm, em sua composição, agentes refletores de radiação solar;
* O consumidor também deve tomar cuidado com a utilização de certos medicamentos, como o ácido acetil-salicílico (aspirina), por exemplo, que em combinação com o protetor solar e o sol podem provocar reações alérgicas;
* Produtos importados devem trazer informações claras e em português quanto ao seu nível de proteção, tipo de pele indicado, modo de uso e demais informações que permitam sua utilização correta;
* Optar por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar;
* Verificar qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. Em caso de dúvida ou, se possível, sempre, devem ser utilizados os produtos com FPS mais elevados;
* O mormaço também ocasiona queimaduras. A brisa, por oferecer uma sensação refrescante, pode levar a pessoa a esquecer os efeitos nocivos do sol;
* A eficiência de um protetor solar está relacionada diretamente a sua utilização correta, ou seja, o usuário deve estar atento às instruções da embalagem quanto ao tempo de reaplicação do produto, levando em consideração fatores como a transpiração e o contato direto da pele com qualquer superfície que propicie a remoção do produto.


Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar.asp

MUTAÇÃO X IMUTABILIDADE


“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Marcos 13.31)

Quando estou escrevendo, custo a dar um texto por concluído. Sempre acho que algo pode ser mudado ou acrescentado. É, sou meio perfeccionista. Depois de “pronto”, ideias vêm, surgem pontos de vista que não tinha me dado conta ainda. Percebo que poderia usar outra palavra mais adequada. Então, por que não alterar se melhorará a compreensão do que estou tentando transmitir, não é verdade?

Estava pensando em como nós, seres humanos, somos mutáveis. Graças a Deus por isso! Já pensou se continuássemos como éramos na época em que tínhamos 12 anos? Se bem que algumas pessoas mudam para pior, é fato. Mas, de um modo geral, vamos amadurecendo com os anos. Eles nos acrescentam experiências de vida. Umas, boas e úteis; outras, ruins e que só trazem prejuízo. Enfim, vamos passando por mudanças.

No transcurso da vida, não há nada comparável ao privilégio de ter um verdadeiro encontro com Deus. E ver a vida, dia-a-dia, ser transformada por Ele. Digo privilégio por ser muitos os que ainda vivem sem o Senhor, e estão sofrendo as consequências disso. As pessoas sempre sofrerão enquanto não reconhecerem que precisam conhecê-Lo. Não um conhecimento religioso, que de nada adianta. Mas um encontro real, que nos leva a entregar nossa vida para Ele. Quem já teve esse encontro com o Senhor foi transformado em filho de Deus, com direito a todos os privilégios que um filho tem. E, caminhando diariamente com Deus, irá se tornando mais e mais semelhante a Ele no pensar e no agir.

Se por um lado somos mutáveis, há uma verdade que nos traz uma tremenda segurança: a imutabilidade de Deus. Ele é eterno e, por toda a eternidade, será o mesmo. (Hebreus 13.8) O mesmo pensar, o mesmo agir. “O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniquidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente ...” (Números 14.18a) O Senhor também “... é justo; ele ama a justiça.” (Salmo 11.7) E “... não desampara os seus santos.” (Salmo 37.28a) “...
Ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.” (2 Timóteo 2.13) Enfim, como Deus afirma de Si mesmo, e Sua Palavra é digna de toda confiança, “... Eu, o Senhor, não mudo.” (Malaquias 3.6a)

Já que nós, humanos, somos mutáveis, nada melhor do que nos deixar ser transformados pelo Espírito Santo de Deus, para que nos tornemos semelhantes a Ele. Basta que façamos nossa parte, que é entregarmos nossa vida ao Senhor Jesus. E sermos, no nosso dia-a-dia, “imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5.1)

Paz contigo

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

VERDES SÃO OS CAMPOS


* Poesia de Luís Vaz de Camões (Lisboa[?], c. 1524 — Lisboa, 10 de junho de 1580)



Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.

Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.

 

AI, CARAMBA!


Ruim, né? :-)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tabela de equivalência do tempo na internet

Confira ...


E aí? É verdade ou não é? :-)

Reflexão 1

 

"... Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Isaías 40.31)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sofrimento coletivo


*Texto humorístico de Davison Lampert

Hoje, sempre quando vejo ou entro em um ônibus, não posso deixar de me lembrar de como pode ser desagradável você estar em um deles no dia errado e na hora errada.

Certa vez, entrei em um ônibus de uma linha reconhecidamente (mas não por mim, até aquele momento) freqüentada por imensas massas humanas que, em seus irrefreáveis desejos por retornar aos seus lares, estão dispostas a qualquer coisa por um lugar ao sol (ou longe do sol, se o ônibus for daqueles com janelas minúsculas ou se o dia estiver nublado).

Entrei, desavisado, crendo que tal itinerário era tão somente mais um comum itinerário, com um comum número de usuários, em um comum dia, nas comuns ruas de minha comum cidade.

Minha surpresa foi bastante incomum. No começo, as coisas estavam boas (quase tudo é assim no começo), mas, à medida que os pontos de embarque foram se sucedendo, o povo, em sua sequidão por um transporte, foi se acumulando em extraordinário número no interior do extra-ordinário ônibus (era um daqueles bastante antigos e que não proporcionava o mínimo de conforto).

A cada indivíduo que, espantosamente, conseguia entrar na estufada carroceria do coletivo, ouvia-se um gemido de dor de alguém mais à frente e que estaria sofrendo as conseqüências da onda de pressão resultante.

O motorista, senhor visivelmente embrutecido pelos anos de sofrimento, parecia nutrir um certo prazer mórbido quando parava em um novo ponto de embarque. Os gritos desesperados de "Não pára! Não pára!", que a massa comprimida desprendia, pareciam soar como um sádico incentivo ao enlouquecido condutor.

Quando tudo parecia perdido e a esperança era mercadoria rara, uma senhora de uns cento e dez quilos, obcecada com a idéia de entrar no transporte coletivo, não enxergava a real impossibilidade física de sua obsessão. Tentou uma vez. Falhou. Tentou uma segunda vez, e agora com um pouco mais de força. Falhou novamente, mas dessa vez pude ouvir um grito de desespero de alguém próximo e que certamente teve alguma parte de seu corpo esmagada na tentativa.

Sua obstinação só não era maior que a indescritível aflição na qual a nação dentro daquele ônibus já estava afundada. A obesa senhora deu então alguns passos para trás e, num furioso impulso, atirou-se contra o maciço paredão humano a sua frente.

Nesse momento, mesmo que atordoado com o impacto, pude ouvir a lataria ranger como os rugidos de cem leões esfomeados, e escutei alguns dos rebites serem disparados como tiros de um trinta e oito. Um senhor de cerca de setenta anos que sentava mais a frente, foi ejetado pela janela, por conta de uma lei da física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Homem de sorte. Havia conseguido sair dali.

Quando, segundos mais tarde, minha tontura passou, não pude acreditar na situação em que estávamos. Cri que tudo fosse somente mais uma alucinação. Tentei pegar meus antialucinógenos, mas não consegui me mover. Somente meu olho direito, prensado contra a janela, é que possuía algum grau de liberdade.

Com esse olho vi passar o ponto onde queria descer, mas nem liguei para isso. Havia coisas mais importantes com o que se preocupar. Nossas vidas.

Um muito magro senhor, tão obstinado em descer como a tal senhora em subir, foi, com uma fúria admirável, rastejando como uma aranha pelo teto, pressionado pelas cabeças dos seus afligidos semelhantes até alcançar a porta. Tentativa inútil. O ônibus havia se tornado um bloco compacto e o motorista não podia abrir mais a porta, por mais que desejasse.

Nossa única esperança era uma oficina mecânica e um maçarico.

O motorista, agora também assustado com a obra de suas mãos, resolveu ignorar o seu itinerário e procurar ajuda profissional para nosso denso problema.

Seguimos cautelosamente rumo à garagem da companhia. No caminho, quase caímos em um arroio, quando o motorista usou a bengala de um velhinho para fazer a mudança da marcha e pisou no rosto de um passageiro quando tentou acionar o freio.

Uma voz, muito debilitada, manifestou uma idéia que poderia nos dar mais algum tempo de vida. Disse ela:
- É óbvio que não podemos respirar todos ao mesmo tempo. Vamos nos organizar e utilizar o ar que nos resta com sabedoria. Vamos nos dividir em três grupos, os que estão à direita, os que estão à esquerda e os que estão debaixo dos bancos. Um grupo respira de cada vez. Vamos lá! Os da direita... agora os da esquerda... agora os que estão debaixo dos bancos...

Parece que, em matéria de oxigenação, não adiantou em muita coisa, mas ao menos desviou um pouco a nossa atenção do suplício pelo qual passávamos.

Quando enfim chegamos à garagem, respiramos, um grupo de cada vez, aliviados. Pude então finalmente desmaiar sabendo que sairia de lá, de algum jeito. Os mecânicos logo trataram de desparafusar a carroceria e retirar os sobreviventes de dentro do veículo. Ambulâncias já aguardavam no portão a essa altura.

Quando recobrei os sentidos, dois dias mais tarde, estava deitado em uma maca de um hospital superlotado. Ainda tinha uma gravata amarrada no meu pé direito, uma meia na cabeça e algumas moedas na boca. Mas o importante é que, apesar do horror daquela viagem, eu ainda estava vivo e havia saído sem maiores traumas psicológicos.

Eu acho.


Fonte: http://www.diariodeumlunatico.blogger.com.br/2003_11_01_archive.html


domingo, 9 de janeiro de 2011

Oferta aceitável


“Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.” (Mateus 5.23-24)

Nesta passagem, Jesus faz uma ligação entre nossas ofertas para Ele e o relacionamento com nosso próximo. Há tempo que me chama a atenção quando diz “... de que teu irmão tem alguma coisa contra ti ...”.

Alguém pode ter algo contra nós por um erro nosso para com ele, em que o assunto ficou mal resolvido. Mas também pode ser que a pessoa tenha falhado conosco, e ficado com algo contra nós injustamente. Não importa a circunstância, a orientação bíblica é para que busquemos a reconciliação. É claro que, em certos casos, fica meio difícil uma conciliação, principalmente com aqueles que são contrários à fé. Ou com aqueles que, mesmo estando no meio cristão, não buscam agradá-Lo. Porém, em se tratando de irmãos na fé, o assunto pode, e deve, ser solucionado. Por quê? Pelo fato de que tudo o que fica pesando em nosso coração, nos acusando a consciência, nos afasta de Deus. E como é que Deus, sendo Santíssimo, poderá aceitar a oferta, mesmo que seja a melhor, se a base de tudo é nossa comunhão com Ele?

Se nosso irmão tem algo contra nós, a direção de Deus é para que nós o procuremos. Nessa hora, pode vir o pensamento: “Por que eu tenho de procurar fulano (a) se foi ele (a) quem errou comigo?” Mas aí é que está! Geralmente, a pessoa que erra fica com a consciência pesada, e sem coragem de encarar a outra. Por isso que Deus manda que a procuremos. E se quem falhou fomos nós, em humildade e sinal de arrependimento, devemos nos retratar. Essa atitude, embora, às vezes, difícil, traz saúde para nossa alma e, até, para nosso corpo. Exato, os maiores beneficiados somos nós mesmos!

Agora, sim, podemos ofertar nosso melhor com o coração leve, com paz e alegria. Será uma verdadeira oferta! Então, como Deus não aceitará?

Paz contigo


sábado, 8 de janeiro de 2011

Fidelidade a Deus até o fim

A canção do video clip abaixo foi feita em memória da jovem Cassie Bernall, morta a tiros por não negar o Senhor Jesus. Sabe, Cassie teve coragem pra encarar a morte porque, certamente, ela já era fiel a Deus nas pequenas coisas do dia-a-dia. Pois, nas coisas corriqueiras, nosso coração para com Deus já está sendo colocado à prova. Ele espera de nós fidelidade, tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas. Quando o Senhor vê a disposição verdadeira de acertar, Ele nos fortalece e ajuda.


Listras horizontais emagrecem, diz estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que, ao contrário do que se pensava, roupas estampadas com listras horizontais tornam a pessoa mais magra.

Na contramão das dicas aconselhadas por especialistas em moda, uma equipe de psicólogos da Universidade de York afirma que as listras verticais são as verdadeiras vilãs na hora de tentar esconder as gordurinhas.

Na pesquisa, apresentada no British Association's Festival of Science, em Liverpool, os pesquisadores pediram a voluntários que observassem fotos de mulheres usando 200 trajes listrados e apontassem as mais magras.
Para sua surpresa, ao olharem imagens de mulheres com o mesmo corpo os participantes opinaram que as que usavam roupas listradas na horizontal eram as mais magras.

Segundo o coordenador do estudo, Peter Thompson, a pesquisa inspirou-se na teoria da ilusão dos quadrados de Helmholtz, criada no século 19. Na experiência, o cientista Hermann von Helmholtz desenhou dois quadrados idênticos, cobrindo um com listras verticais e o outro com horizontais.
O experimento mostrou que o quadrado com listras horizontais parecia mais alto e magro do que o outro, levando o cientista a recomendar, na época, que mulheres usassem listras horizontais para parecerem mais altas.


Pretinho básico
Thompson diz não saber quando começou a ser difundida a idéia de que as listras horizontais engordam.
"As listras horizontais, quando nada, fazem a pessoa parecer mais magra". O pesquisador disse que não está claro porque a ilusão de ótica existe, mas supõe que listras horizontais fazem uma imagem parecer mais tridimensional, criando a impressão de profundidade e reduzindo a largura.
O pesquisador também salientou que a crença de que usar preto emagrece continua correta. "Vestir preto é uma boa alternativa. Sabemos que um círculo preto em um fundo branco parece menor do que um círculo branco em um fundo preto".

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3177234-EI8147,00.html

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Apenas uma charge ou realidade?

TEMER A DEUS



“...Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações ...” (Hebreus 3.15)

Hoje, é comum entre os jovens a expressão ‘fala com a minha mão’. Ela é usada com o significado ‘fica falando sozinho’, ou ‘tô nem aí para o que você está dizendo’. Sabia que, sem nos darmos conta, podemos estar falando essa expressão para Deus?

“Como pode ser isso?”, alguém pode perguntar. É que nossas atitudes são interpretadas por Deus como palavras. Por exemplo: quando Deus está nos dando uma direção em um assunto, e nós teimamos em fazer o que achamos ser o melhor, estamos dizendo com essa atitude algo do tipo: “Deus, você não sabe o que é melhor para mim. Vou fazer do meu jeito, pois não tenho tempo a perder.” Horrível, não é? Mas é a pura realidade. Não está convencido(a)? Pois veja o que Deus diz em Malaquias 3.13-15:

“As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos? Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam.”

Esses pensamentos não estavam sendo verbalizados. Mas, mesmo que inconscientemente, era o que estava sendo dito para o Senhor. Na continuação dessa passagem, diz:

“Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.” (Malaquias 3.16-18)

Quando Deus cita ‘ímpio’ no versículo 18, Ele não está se referindo aos incrédulos. Ele está se referindo aos do versículo 14. Aqueles que, com suas ações, disseram “inútil é servir a Deus”. Ou seja, a diferença entre justo e ímpio já começa no meio daqueles que se tem por seguidores do Senhor. Em contrapartida, aqueles que temem a Deus se sujeitam a Sua vontade, a Sua Palavra. Pois o temor a Deus é a chave para agradá-Lo, como Deus mesmo deixa claro nos versículos que acabamos de ler. Deus sabe que somos falhos e limitados. O que Ele espera de nós é um coração que obedeça a Sua Palavra, crendo que o que está escrito é verdadeiro e digno de confiança. Um coração que se esforce para acertar. Enfim, um coração que tema o Senhor.

No temor a Deus, nossas atitudes soam como boas palavras aos Seus ouvidos. Ele se agrada tanto disso que promete atentar para nós e nos ouvir. Sempre lembrar de nós e nos ajudar! Agora, a pergunta que fica no ar é: E nós, qual decisão tomaremos? Endureceremos o coração, dando ouvidos à voz de nossos sentimentos e vontades, facilmente manipuláveis pelo diabo? Ou daremos ouvidos à voz do Senhor para nosso próprio bem? Da nossa escolha, expressa com palavras através de nossas ações, dependerá nossa vida aqui e na eternidade.

Paz contigo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...