TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

J. Neto (Sonhos de Deus)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Contra quem é nossa luta?

"Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue [pessoas, coisas visíveis e materiais deste mundo], mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6.12)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Servir



Fonte:  http://iurd.pt/servir/ 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sapateado irlandês

Isso que é sapateado!


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mente renovada: renovação como estilo de vida



“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente; para que possais experimentar qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” (Romanos 12.2)


Primeiramente, precisamos entender que renovação de mente, para os cristãos, não é algo opcional. Quando nos tornamos novas criaturas, muitas coisas mudam em nossa vida, principalmente nossa mente. Então, ser nova criatura implica ter uma mente renovada.
Precisamos também saber que nós não podemos renovar a nossa mente, de forma eficaz, com o nosso próprio esforço. Isso significa que é uma obra do Espírito Santo de Deus.

Embora seja uma obra de Deus, nós é que decidimos se queremos ou não ter uma mente e, consequentemente, uma vida renovada. Uma vida na plenitude de Deus.

O que é Renovação de Mente?
Renovação significa, sem dicionários, tornar novo. Então, podemos dizer que renovação de mente, nada mais é do que, despejar pensamentos velhos para adotar pensamentos novos. Quando a bíblia fala: “Eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17), o tudo inclui nossa maneira de pensar e agir.

Pra Quê Renovar a Mente?
Por vários motivos, entre eles:

Para experimentar a vontade de Deus. A Bíblia diz que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, e a vontade dEle é diferente da nossa. Precisamos aceitar a vontade de Deus acima da nossa.

Para viver em novidade de vida (Romanos 6.4). Nossos pensamentos, antes de sermos cristãos, eram pecaminosos e, consequentemente, nossa vida era pecaminosa. Por isso, devemos substituí-los por novos e melhores pensamentos. Enquanto estivermos aqui, nunca vamos parar de pecar, mas somos livres pra decidir viver uma vida de santidade e obediência diante de Deus.

Para ter a mente de Cristo (I Coríntios 2.16). Paulo fala que o homem carnal não compreende as coisas espirituais de Deus, por isso precisamos da obra do Espírito Santo em nosso entendimento para que possamos compreender as coisas espirituais de Deus.

Como Renovar a Mente
Agora que já sabemos que a renovação de mente e vida é uma obra de Deus, e já sabemos também sua importância, basta saber como podemos deixar que Deus faça isso em nós.
Deus age de muitas maneiras em nossas vidas. Deus não é limitado e o que Ele puder usar pra abençoar nossas vidas, Ele vai usar. A chave para ter uma vida renovada é ter o coração aberto para os ensinamentos de Deus. Deus, pra nos ensinar algo novo, e renovar nosso entendimento, pode usar sua palavra, sermões do seu pastor, outras pessoas, livros, programas de TV, blogs, conversas informais com seus amigos e uma infinidade de outras coisas. Mas os esforços de Deus, pra nos ensinar algo novo serão inúteis se o nosso coração permanecer duro e fechado para a sua obra.

Para evitar que Deus fale conosco e passarmos despercebidos e perder uma oportunidade de renovar nossa mente, há alguns bons hábitos que nos ajudam a ter uma vida renovada:

Ler a bíblia com freqüência. (Salmo 119) O ideal é todo dia. Mas ler por ler não basta, é necessário que permitamos sermos moldados por ela.

Ter um bom tempo de oração. (I Tessalonicenses 5.17) Oração é você falando com Deus. Mas Ele não gosta de monólogos, e quando falamos com Ele, Ele sempre nos responde prontamente. Nossa vida com Deus é um relacionamento, e como qualquer relacionamento, quanto mais tempo você passar com a pessoa que você está se relacionando, mais vocês vão se conhecer e ter intimidade.

Ler bons livros. Também com freqüência. É uma forte arma que Deus ama usar pra transformar nosso entendimento.

Ler bons blogs. Muitos amigos blogueiros têm muita coisa boa a dizer e Deus constantemente os usa para nos ensinar coisas maravilhosas.

Assistir bons filmes. Também é um ótimo hábito e nos ajuda a ter nossa mente aberta para coisas novas.

Conversar com as pessoas. Isso nos ajuda a sair da caixinha de nosso mundo particular. Conversar com pessoas pode ser uma experiência fascinante. As pessoas sempre têm algo a nos ensinar. Ahh, de preferência pessoas que pensam diferente de você, mas não discuta com ela. Ouça o que ela tem a dizer e se ela te perguntar explique seu ponto de vista sem ofensas e com respeito.

Renovação da mente e da vida é algo que acontece diária e constantemente. E o assunto é muito grande e profundo. Eu espero que você esteja disposto a adotar esse estilo de vida.


Fonte:  http://www.estudosnovotempo.com.br/mente-renovada-renovacao-como-estilo-de-vida/ 

 

Mecanismos de defesa da mente





A mente humana é bastante complexa. A Psicologia pouco conhece ainda sobre esse órgão tão importante. Dentre tantos aspectos estudados, um deles são os mecanismos de defesa da psique. Talvez você já tenha ouvido coisas do tipo: "Minha raiva era tanta naquele momento que procurei sublimar pra não estourar!", ou "Fulano está se projetando em Beltrano.", ou ainda: "Ela cozinha bem, mas podia ter temperado melhor. Sabe, uma vez eu preparei esse prato pra receber alguns parentes e..." Todas as pessoas fazem, ou já fizeram, uso de algum(ns) desses mecanismos. Bem, vamos a eles:


Os mecanismos de defesa podem ser considerados as ações psicológicas que têm por finalidade reduzir qualquer manifestação que pode colocar em perigo a integridade do Ego, pois o indivíduo não consegue lidar com situações que por algum motivo considere ameaçadoras. São processos subconscientes ou mesmo inconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A base dos mecanismos de defesa são as angústias. Quanto mais angustiados estivermos, mais fortes os mecanismos de defesa ficam ativados. Os mecanismos de defesa mais importantes são:
 
Negação: “Este problema não é meu!” “Isto não acontece comigo!” Mesmo que evidente, o adolescente não percebe o que está acontecendo e funciona cegamente em relação a este mecanismo. Quando um paciente recebe a informação de que ele é soropositivo para o HIV, poderá entrar na fase da negação dizendo o seguinte: “Dr, esse exame que o senhor fez não é meu.” ou “Esse exame está enganado, eu não sinto nada.”

Racionalização: “Estou assim pelas dificuldades financeiras.” “Não dá, está difícil”. "Cheguei atrasado por conta do pneu ter furado!" As razões estão em função das suas justificativas para a manutenção do problema. Nesse mecanismo de defesa, a inteligência é super utilizada para tornar plausível a desculpa encontrada.
Intelectualização: “Eu sei, eu já li tudo isso! Não é bem assim, tem muita discussão nova!”

Projeção: “Estou assim por causa de minha família.” “Qual é? Eu não tenho ninguém!” Aqui, vemos os seus conflitos e reflexões sendo colocados nos outros. Outro exemplo de projeção é quando a pessoa fala: “todo mundo só pensa naquilo”.  Na verdade, ela vê nos outros características, sentimentos ou idéias dela. Pesquisas recentes comprovam que pessoas que são homofóbicas possuem certas características homossexuais, mas não reconhecem ou não aceitam. Sendo assim, elas fazem uma projeção.

Sublimação: é o processo de deslocamento que os indivíduos utilizam para desviar idéias que os perturbam. Caracteriza-se por apresentar uma inibição do objeto e uma dessexualização. É responsável pela civilização, já que é resultante de pulsões subjacentes que encontram vias aceitáveis para o que é reprimido.

Introjecção: Mecanismo de defesa quase que oposto à projeção. Trata-se de aceitar os conteúdos projetados como se fossem verdade do ego. Tudo que agrada é introjetado. Percebendo este fato, o ego aprende a usar a introjeção para fins hostis como executora de impulsos destrutivos, e também como modelo de um mecanismo definido de defesa. Na depressão, pode-se notar o quanto a pessoa faz e fez uso da introjeção.

Identificação: É o processo psíquico por meio do qual um indivíduo assimila um aspecto, uma característica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro.

Formação Reativa: consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros, quando estes são inconfessáveis. Uma reação contra ele próprio. Processo psíquico, por meio do qual um impulso indesejável é mantido inconsciente, por conta de uma forte adesão ao seu contrário. Exemplo: ser super bem tratado na casa da namorada pela mãe dela, mas sentir que a futura “sogra” detestou a visita.

Isolamento: consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligações com os outros pensamentos, ou com o auto-conhecimento, ficam absolutamente interrompidas. Uma supressão da possibilidade de contato, um meio de subtrrair uma coisa ao contato. Ruptura das conexões associativas de um pensamento ou de uma ação, especialmente com o que os precede e os segue no tempo.

Anulação: ações que contestam ou desfazem um dano que o indivíduo imagina que pode ser causado por seus desejos.

Deslocamento: consiste em transferir as características ou atributos de um determinado objeto para outro objeto. Exemplo: receber uma bronca do chefe e, assim que chegar em casa, chutar o cachorro como se ele fosse o responsável pela frustração.

Idealização: consiste em atribuir a outro indivíduo qualidades de perfeição, vendo o outro de modo ideal.
Conversão: consiste em uma transposição de um conflito psíquico e uma tentativa de resolução desse conflito por meio de expressões somáticas.

Regressão: é o retorno do indivíduo a níveis anteriores do desenvolvimento sempre que se depara com uma frustração. Uma sucessão genética e designa o retorno do sujeito a etapas ultrapassadas do seu desenvolvimento. Por exemplo, o choro das pessoas em certas situações pode ser uma regressão à infância que pode ter tido aquela situação em que o choro “resolveu” o “problema”.  Então, a pessoa, inconscientemente, usa aquele mesmo “método” para “resolver” aquela situação.

Repressão: que é afastar ou recalcar da consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser completamente esquecido e se tornar não evocável. Operação psíquica que pretende fazer desaparecer, da consciência, impulsos ameaçadores, sentimentos, desejos, ou seja, conteúdos desagradáveis, ou inoportunos.

Substituição: o inconsciente oferece à consciência um substituto aceitável por ela e por meio do qual ela pode satisfazer o Id ou o Superego. É a satisfação imaginária do desejo. Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que não pode ser possuído, é inconscientemente substituído por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. É uma forma de deslocamento. Um exemplo é o bebê chupar o dedo ou a chupeta para sentir o prazer como se estivesse no seio da mãe.

Fantasia: é um processo psíquico em que o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que não pode ser, na vida real, satisfeito. Exemplo: Um homossexual que precisa manter o casamento e que, quando procurado pela esposa para o sexo, ele fantasia que está tendo relações homo e não hetero durante o ato. Fantasiar pode ajudar em certos conflitos psicológicos mas não “resolve” o conflito. Certas pessoas podem passar a vida inteira fantasiando. Mas quando caem na realidade, volta todo o conflito novamente.

Compensação: é o processo psíquico em que o indivíduo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si próprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, então, passa a considerar como um trunfo.

Expiação: é o processo psíquico em que o indivíduo quer pagar pelo seu erro imediatamente.
Resistências: é o processo de resistências ao trabalho terapêutico, no qual o paciente tenta manter no inconsciente os acontecimentos esquecidos.

Transferência: representa o motor da cura e pode ser vista como, a repetição, face ao analista, de atitudes emocionais, inconscientes, amigáveis, hostis ou ambivalentes, que o paciente estabeleceu na sua infância no contacto com os pais e com as pessoas que o rodeiam. Um exemplo pode ser a menina que não teve pai é muito apegada ao namorado fazendo então uma tranferência passando todo os sentimentos e ações para o namorado como se fosse um pai.

Contratransferência: trata-se de uma resposta do analista à transferência do paciente, mas que designa também, de forma mais geral, o conjunto das reacções inconscientes do analista perante o paciente.

Recalque: exclusão de idéias, sentimentos e desejos que o indivíduo não quisera admitir e que no entanto continua a fazer parte da vida psíquica. Certos traumas e conflitos não resolvidos são recalcados e se não forem resolvidos podem se tornarem em neurose, psicose, psiconeurose, doenças psicossomáticas.


Fonte:  http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/08/17/psicologia-mecanismo-de-defesa/ 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quinteto de um


Peça Fecit Potentiam, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (31 March 1685 – 28 July 1750). Que figura esse rapaz que se "desdobrou" em cinco!


Por que os gatos sempre caem de pé?


Porque eles têm um apurado senso de equilíbrio, que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo para cair sobre as quatro patas.

Para executar esse invejável malabarismo, o bichano conta com a grande sensibilidade dos receptores vestibulares que integram o labirinto, uma estrutura na parte interna do ouvido responsável pelo equilíbrio.

Sempre que o gato está numa posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, o que funciona como um alerta. Essa mensagem, somada às que são captadas pela visão do animal, é enviada para o sistema nervoso central, que a interpreta e manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, principalmente os músculos. Estes, então, realizam uma série de movimentos instintivos, que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio.

"O primeiro movimento é a rotação da cabeça na direção da posição correta, seguida da rotação da porção superior do corpo. Por fim, há a rotação da parte inferior", diz o veterinário Gelson Genaro, especialista em felinos da USP de Ribeirão Preto (SP).

Além do gato, outros membros da família Felidae, como leopardos e jaguatiricas, também são capazes da mesma proeza.


Fonte: http://farmavett.blogspot.com/2010/10/por-que-os-gatos-sempre-caem-de-pe.html

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Confirme sua reserva



"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum." 2 Pedro 1:10

Tempos atrás, um amigo meu entrou distraidamente no avião errado. Só descobriu o engano depois de ter-se ajeitado confortavelmente no assento, quando o avião estava pronto para a decolagem! Por sorte, teve tempo de sair e embarcar no avião em que devia estar.

Em 1984, Michael Lewis, estudante na Califórnia, não teve tanta sorte. Depois de uma visita de três meses à Alemanha, ele estava retornando para sua casa em Oakland, via Los Angeles. Em Los Angeles, quando um funcionário da viação aérea da Nova Zelândia anunciou o embarque para Aukland, Lewis entendeu Oakland e entrou no avião. Depois de já estar voando, Lewis descobriu o equívoco, mas era tarde para o avião retornar. Quando voltou para os Estados Unidos (nada menos que por cortesia da viação aérea da Nova Zelândia!), ele explicou que o problema era que os neo-zelandeses "falavam diferente"...

Nós sorrimos por causa do erro de Lewis. Cometer esse engano é embaraçoso, mas errar no que diz respeito ao nosso destino eterno não é nada engraçado. A Bíblia fala de pessoas que, no dia do juízo, pensarão estar "a bordo" rumo ao Céu, só para descobrir que estão chegando ao lugar errado. Lemos acerca disso em S. Mat. 25:31-46. Essas pessoas protestarão: "Senhor, Senhor! porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então [Cristo lhes dirá] explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniqüidade." S. Mat. 7:22 e 23.

Você e eu podemos evitar esse engano trágico, ao confirmar agora mesmo a nossa vocação e eleição. Isso quer dizer verificar o destino e conferir nossa reserva toda vez que o Espírito de Deus nos falar ao coração. É o Espírito Santo que nos convence quando estamos no caminho errado e, apontando o certo, diz: "Este é o caminho, andai por ele." Isa. 30:21.

Se você está sentindo o apelo do Espírito Santo ao seu coração agora mesmo, por que não verificar o destino e confirmar a sua reserva?


Fonte: http://www.jesusvoltara.com.br/meditar1.htm

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pérolas...


É tudo culpa da Dna. Ingui ... "Inguinorança"!







sábado, 5 de fevereiro de 2011

Reflexão 2

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Confie em Deus ...

... pois Ele sabe o que é melhor pra você! E, se você permitir, será cuidado(a) por Ele com amor de Pai. Faça prova de Deus! Entregue a Ele tudo o que tem preocupado, entristecido você. Ele não quer vê-lo(a) assim, mas quer vê-Lo(a) feliz! Confidencie a Ele seus sonhos, seus planos. Entregue a Ele sua vida! Lance-se nos braços do Senhor Jesus, e verá o resultado esperado.

"Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia."
(Salmo 34.8)




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O tombo da modelo

Não sei o que achei mais engraçado: se foi o tombo, ou a risada do apresentador!




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Palavra de Deus é sempre atual


Evangelho de Mateus, cap. 5, versículos 1 a 16:

"Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós."



"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens."



"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dois Brigadeiros

Pra quem gosta de doces, aí vai uma receita que achei uma delícia! É tipo um pavê, fácil de fazer, e econômico também. A camada de baixo não é mousse de chocolate branco, não. Quando me disseram que era pão de forma, quase não acreditei! Pois parece mousse.

Esse doce é daqueles que ajudam a manter a forma (redonda)! Pois quem prova pede bis. Então, parcimônia, pessoal! Ouviu o que você disse, Marjorie? ;-) Ótimo pro chá da tarde e como sobremesa. Bom apetite!




Dois Brigadeiros

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 1 lata de creme de leite
- 450 ml de leite
- 1 colher (chá) de baunilha
- 400 g de chocolate meio amargo picado
- 1 pacote de pão de forma sem casca
- chocolate granulado a gosto (para polvilhar)


Modo de Preparo

1- No liquidificador, coloque a lata de leite condensado, os
ovos, a lata de creme de leite, o leite e a baunilha. Bata até
obter um creme homogêneo. Reserve esse creme branco.

2- Em banho-maria, derreta o chocolate meio amargo picado e
misture em 1 xícara (chá) do creme branco reservado.

3 - Numa forma retangular (35cm X 25cm), coloque um pouco do
creme branco no fundo, depois faça uma camada com pão de forma
sem casca, coloque outra camada de creme branco, outra camada de
pão de forma e despeje o restante do creme branco.
Sobre esse creme branco, espalhe o creme misturado com chocolate.
Cubra a forma com papel alumínio.

4- Leve ao forno, pré-aquecido, a 180 graus, em banho-maria, por cerca de 
40 minutos.

5- Salpique chocolate granulado a gosto, deixe esfriar e leve
para a geladeira por 4 horas. Corte e sirva. 
 
Fonte: http://saborespoeticos.blogspot.com/ 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...