TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

domingo, 31 de julho de 2011

Chuveiro estragado

*Cartum de Davison Lampert

Esses dias, nosso chuveiro inventou de estragar (não gosto de banho frio nem no verão! Quanto menos no inverno!) Verdade seja dita: ele resistiu bravamente aos banhos quentes do gélido Sul. Porém chegou uma hora em que não aguentou e morreu. Mas tinha que pifar logo num sábado? Meu pai não entende de conserto de chuveiro eletrônico. E, agora, pra achar eletricista disponível, assim, de última hora? Foi quando lembrou de um bom profissional conhecido dele. Para nosso azar, o eletricista só podia atender na segunda-feira. Fazer o quê? Ficamos sábado, domingo e parte da segunda-feira tomando "banho tcheco". Não conhece? É assim: esquente água, encha o bidê, ou outro recipiente, e "tcheco-tcheco-tcheco-tcheco!" Simples. Nessas horas, me sinto como se tivesse entrado num túnel do tempo, e ido parar na idade da pedra lascada! Quem nunca usufruiu dos confortos da sociedade industrializada não sente falta de luz elétrica, de chuveiro, de água tratada e encanada, de rede de esgoto... Mas pra gente que se tornou dependente deles... Viva a modernidade!

Com esse pequeno acontecimento, fiquei meditando sobre algo: não foi a energia elétrica que faltou. Mas, mesmo a luz estando disponível, o banho era frio porque o chuveiro estava estragado. Fazendo um paralelo com nossa vida espiritual: Deus Pai é como o eletricista. O Senhor Jesus é como a eletricidade que aquece a água. O Espírito Santo é como o calor que é gerado. E o chuveiro somos nós. Cristo está disponível, o Espírito Santo também. Mas se não deixarmos Deus trabalhar em nós, tirando o que está estragado, e fazendo tudo novo, não tem como o Espírito Santo vir sobre nós e "aquecer" nossa vida. A falta do Espírito Santo na vida produz o marasmo espiritual. Produz a maldita religiosidade que ilude e que mata. E quantos são os que estão no meio religioso, até sinceramente, mas enganando a si mesmos. Pensam conhecer a Deus, pensam ter o Espírito Santo. Mas os frutos não mostram isso, tampouco os resultados dessa religiosidade vazia.

Analise como está sua vida, como está seu coração: como um chuveiro em perfeito funcionamento, ou como um estragado? Nada que Deus, na pessoa do Espírito Santo, não possa resolver. Agora, depende de você deixá-Lo fazer tudo novo. Se o único jeito for trocar por um "chuveiro novo", largue o ranço religioso de que "já tenho anos de igreja", "sou dizimista e ofertante fiel", ou "não tenho vícios, não roubo, não adultero, não isso nem aquilo" (muito bem, mas não são mais do que nossa obrigação para com Deus!), e deixe Deus fazer o que tem de ser feito. É necessário nascer de Deus e ser cheio do Espírito Santo. Pois, amigo(a), é sua vida aqui e na eternidade que estão em jogo!


 "Jesus respondeu...: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. [...]  Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." (João 3.3,5)


Medite nisso.


sábado, 30 de julho de 2011

Indo direto na fonte


"Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás." 
(Jó 42.4)

É uma bênção as pessoas poderem contar com o auxílio dos pastores e dos obreiros! Quantos são os que chegam à igreja com problemas tremendos! Ainda não tiveram um encontro com Deus, nem conhecem Sua Palavra. E não sabem quê atitude tomar, estão confusas e precisando da intervenção Divina pra saírem de situações contrárias as mais diversas. Então, recebem orações e orientações bíblicas que, se colocadas em prática, trarão resultados. Outros, recém conheceram o Senhor Jesus. Esse trabalho dos pastores e dos obreiros é importante e válido. É como um pai ou uma mãe dando apoio ao bebê que engatinha e que está ensaiando os primeiros passos.

Só que Deus espera que as pessoas tenham um encontro pessoal com Ele, e passem a trilhar o caminho da fé pelas próprias pernas. Dessa forma, não ficarão dependentes de aconselhamentos e de orações de terceiros. Pelo contrário: buscarão conselho direto na Palavra de Deus, e tomarão decisões com base Nela. Irão direto a Deus em oração, e obterão resposta aos seus questionamentos.

Pouquíssimas vezes pedi aconselhamento ou oração. E, depois de algumas dessas poucas vezes, foi como se Deus me dissesse: "Viu? Não precisava ter buscado terceiros! Por que você não buscou orientação em mim? Por que você não conversou comigo sobre isso? Ficou na mesma, não é? Ai, minha menina..." Sabe por que Deus permite que isso aconteça? Porque chega um momento em que o Senhor espera de nós atitude de fé. Pra quê? Pra que o Mal não possa inventar "lero-lero", criando situações pra enrolar, gerando dúvidas, medos e ganhando tempo. Acaba que era pra pessoa estar lááááá na frente, mas está marcando passo e perdendo tempo. Tudo por dar ouvidos à voz errada. E por levar a sério bobagens, meras bobagens. Pense: isso é revoltante!

Como disse, há casos em que é necessário e importante que as pessoas busquem atendimento espiritual. Cada um que analise a situação em que se encontra. Mas, em muitos casos, o que está faltando é a pessoa se revoltar contra sua apatia espiritual. E tomar a iniciativa de buscar, ela mesma, a direção e o auxílio de Deus. Pra não ficar igual a uma criança com atrofia muscular, que já era pra estar andando, mas continua dependente dos outros. Como é bom quando a gente lê a Bíblia em oração, ou quando se está, simplesmente, pensando nas coisas de Deus, e conversando com Ele: "Pai, acabei de ler tal coisa, mas não entendi direito. O que o Senhor quis dizer?", ou "Deus, como faço pra alcançar tal promessa que o Senhor fez?" E, na igreja, ao ouvir a pregação, o pastor fala, justamente, aquilo que a gente estava perguntando pra Deus! É Deus usando Seus servos pra, através deles, falar diretamente conosco! Da mesma forma, Ele pode responder a uma indagação direto em nossa mente. Se Deus quer, Ele usa um servo Dele pra falar o que estamos precisando ouvir. Não precisamos ficar sempre atrás de oração e aconselhamento pastoral, como que tirando os servos de Deus pra "gurus". Isso mesmo!

Sabe, precisamos aprender a depender do Espírito Santo. Quando fazemos isso, estamos colocando a nossa fé em ação, e amadurecemos espiritualmente. Lembre que o Espírito Santo é uma pessoa com vontade própria, com inteligência, com sentimentos. E, sim, Ele fala! A propósito, Ele está sempre falando; nós é que nem sempre estamos atentos a sua Voz...


Paz contigo


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vem cear!


"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3.20)

Não é qualquer pessoa que disse essas Palavras, mas o próprio Senhor Jesus. Você permitiria que um estranho entrasse em sua casa e sentasse à sua mesa? Acredito que não. Infelizmente, Cristo ainda é um estranho pra muitas pessoas. Porém Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O melhor amigo que alguém poderia ter. E nos fala do Seu desejo de estar em nossa vida. Não apenas de fazer parte dela, mas de ser o centro de nossa vida pro nosso bem. O Senhor diz que, se alguém permitir, então, entrará nessa vida. Bem diferente do Mal, que tenta entrar sem ser convidado. Ele se aproveita de um descuido, entra por uma brecha. E só vem pra roubar, matar e destruir.

Lembro que, certa vez, um evangelista norte-americano contou de uma viagem missionária que fez a um lugar distante da África. Pra chegar lá, teve que ir de avião, de carro, de jipe e, por fim, a cavalo. Chegando lá, pra sua surpresa, o povo que vivia naquele lugar conhecia Coca-Cola. Mas, ao perguntar se já ouviram falar no Senhor Jesus Cristo, a resposta que recebeu foi: "Nunca passou em nossa aldeia ninguém com esse nome." Seria cômico, se não fosse trágico. Então, o evangelista anunciou a Cristo praquelas pessoas, as quais O receberam com alegria em suas vidas. Fiquei pensando no privilégio que temos no Brasil! Aqui, o Evangelho é bastante difundido, e quantos são os que O rejeitam mesmo assim. Isso, sim, é realmente trágico.

Essa ceia com o Senhor não é apenas uma figura de linguagem. Ela, de fato, acontecerá lá no Céu. Durante a última ceia de Cristo com Seus discípulos, pouco antes de sua crucificação, Ele disse: "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai." (Mateus 26.29) 

Amigo(a), Cristo nos aguarda com uma mesa preparada pra cearmos com Ele! Você deseja um dia participar dessa ceia? Saiba que só os salvos terão parte nela. E você pode ser um deles! Peça perdão a Deus por seus erros e faltas, abra seu coração pra Jesus e receba-O como seu Senhor e Salvador pessoal. E viva na presença de Deus durante sua caminhada aqui neste mundo. Assim, haverá um lugar reservado pra você na mesa do Senhor!


Paz contigo




quinta-feira, 28 de julho de 2011

Terrível, mas verdadeiro


Lembro quando saiu esta notícia que, pra variar, foi pouquíssimo divulgada. Em meados de dezembro de 1989, um grupo de geólogos russos fez um poço de 14.000 metros de profundidade na Sibéria, e afirma ter escutado lamentações que vinham do centro da terra pedindo água e misericórdia. Especialistas em som fizeram análises da gravação, e constataram sua veracidade.

Ouça:




Interessante que várias passagens bíblicas apontam que o inferno é no centro da terra. Vou citar apenas uma:

"Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo." (Provérbios 15.24)

Sabe, a mesma Bíblia que fala da existência de Deus, dos anjos e do paraíso também fala da existência do diabo, dos demônios e do inferno. Se alguém diz crer nos primeiros, mas nega a existência dos segundos, simplesmente não crê na veracidade da Bíblia. Pense: mesmo que diga que crê em Deus e na Bíblia, sua crença é uma farsa, e está enganando a si mesmo. A negação da existência do Mal, bem como da veracidade da Bíblia, não anula a sua existência, nem a veracidade bíblica.

Percebo que, nas últimas décadas pra cá, a Ciência está sendo obrigada a admitir a veracidade da Bíblia. Vejo nisso a Mão de Deus tentando, por todos os meios, "despertar" as pessoas do sono espiritual em que estão. Por outro lado, o Mal, na sua sede por almas, está fazendo de tudo pra iludir e manter as pessoas "adormecidas" no engano. Tudo com o intuito de que não busquem o Senhor Jesus, e continuem nas garras dele (infelizmente, muitas acham que não estão). Felizmente, Deus, no Seu infinito amor por nossas almas, também luta por nós. Pois não quer que ninguém se perca. Mas, sim, que todos tenham a oportunidade de um encontro com Ele, de segui-Lo enquanto viverem e de serem salvos. Se nossos olhos espirituais fossem abertos, veríamos uma verdadeira guerra entre o Bem e o Mal se travando nos ares, onde o alvo é a alma de cada ser humano.

Sei que essas palavras não soam bem aos ouvidos de muitos. Porém se, mesmo incomodado(a), você continua lendo o que escrevo, saiba que é o próprio Espírito Santo lhe impulsionando a isso. Cabe a cada pessoa fazer a escolha pelo Senhor Jesus ou por satanás. É a realidade nua e crua, e dela ninguém pode fugir. Mais cedo ou mais tarde, todos encararemos a morte, ou a iminente volta de Cristo pra buscar Seu povo. Precisamos estar preparados pra esse dia, pois a responsabilidade por onde passaremos a eternidade não está nas mãos de Deus, nem nas mãos do diabo, tampouco nas mãos de outra pessoa. Está em nossas próprias mãos!

Por que será que noticias como essa são pouco, ou nada, divulgadas pela mídia, hein?


Paz contigo

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Andar por fé


 "Porque andamos por fé, e não por vista." (2 Coríntios 5.7) 

Se tem algo importante, e necessário, em nossa vida é andar por fé. Adversidades podem surgir pra todos: doenças, perda de entes queridos, filhos nas drogas, desemprego, divórcio entre outros. E, se a pessoa não tiver uma boa estrutura espiritual, é muito provável que não resistirá. Quantas são as pessoas vivendo no lado avesso, no lado negro da vida: em depressão, com desejo de suicídio (quando não, até, tentativa), nas drogas, na prostituição, só pra citar alguns. Justamente porque, quando mais precisaram de força, estavam despreparadas por não terem tido um encontro com Deus, nem viverem na Sua presença. Estavam sozinhas pra enfrentar situações contrárias mais fortes do que elas. Pra certas coisas na vida, só ter uma "boa cabeça" não basta. Os exemplos mostram isso.

Posso dizer, por experiência própria, que Deus faz toda a diferença quando estamos em meio às lutas da vida. O Espírito Santo tem um valor incalculável. Ele é quem nos dá força pra viver e pra vencer. De janeiro de 2006 a janeiro de 2007, nossa família viveu um período difícil. Nesse curto espaço de um ano, faleceram minha mãe de câncer, minhas duas avós e, quase, meu único irmão. Mal dava tempo de respirar com uma morte em cima da outra. Meu irmão está vivo, literalmente, porque Deus poupou a vida dele, pois foi desenganado pelos médicos. Esteve entre a vida e a morte numa UTI. Mas, graças a Deus, continua entre nós. 

Como disse, em meio a esse período aflitivo, vi o valor inestimável do Espírito Santo. Realmente, Ele é o outro Consolador que o Senhor Jesus disse que enviaria, assim que voltasse pro Pai,  pra representá-Lo na terra. E prometeu que Seu Espírito estaria pra sempre conosco. (João 14.16-18) Apesar de Cristo não estar mais em nosso meio fisicamente, Ele está na pessoa do Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade Divina. Isso é maravilhoso!

Deixo aqui o testemunho de um cantor cristão norte-americano chamado Jeremy Camp. Ele fala sobre a perda de sua primeira esposa, e do que aprendeu com isso: a andar (viver) por fé. E também uma música que escreveu falando sobre esse viver, e que canta com sua segunda esposa.






terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto Três por Quatro

Em 1976, um casal argentino decidiu que, todo dia 17 de junho, posaria para uma foto 3×4. O filho mais velho adotou o costume dos pais, fazendo se tornar uma tradição na família. Veja as fotos:


The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time

The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time

The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time

The arrow of time
The arrow of time
The arrow of time

Fonte das fotos:  http://www.zonezero.com/zz/index.php?option=com_content&view=article&id=1292:the-arrow-of-time&catid=8:essays&lang=es&Itemid=#decadas


Estava olhando essas fotos e pensando em como a vida passa rápido. Algumas décadas atrás, ali estava o jovem casal. Hoje, já na terceira idade, tem os filhos adultos e uma linda netinha. Essa que, por sua vez, também crescerá e, provavelmente, também terá sua família. Daqui algumas décadas, o casal já terá falecido, e seus filhos é que estarão na terceira idade e assim por diante. Realmente, a vida é um sopro. E quanta gente vive agarrada ao que é transitório, como se eterno fosse...

É interessante o que o rei Davi fala a Deus sobre a duração da vida terrena:

"Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade."
(Salmo 39.5)


O cristão tem uma grande e feliz certeza: a de saber que, após esta vida terrena, o espera uma vida eterna com o Senhor Jesus! A eternidade com Deus está disponível a todo aquele que, com humildade e sinceridade, a quiser e buscar. Deus já nos abriu o caminho até Ele por meio do sacrifício de Cristo e de Sua ressurreição. Como diz um hino: "Meu amigo, hoje tu tens a escolha; vida ou morte, qual vais aceitar. Amanhã pode ser muito tarde; hoje Cristo te quer libertar."

Todos temos o direito de escolha. Mas nem todos tem a oportunidade para fazê-la, como eu tive, e como você está tendo. Quantos países em que é proibida a pregação do Evangelho da salvação! E quantos cristãos são presos, torturados e mortos nesses lugares por anunciar o Senhor Jesus! Mas como calar sobre esse tão grande amor de Deus? Essa é a maior oportunidade de escolha que alguém pode ter, pois refletirá na eternidade! Estava pensando se Amy Winehouse teve essa oportunidade...

E, então, qual será sua decisão? Pense...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...